Quando agendamos o ensaio newborn, muitas vezes os pais ficam meio perdidos sobre o que fazer, principalmente quando é o primeiro bebe. Quem já me acompanha sabe que prezo pelo ensaio newborn lifestyle, aquele em casa sem montagens, com muita naturalidade e intimidade. Mas mesmo nessas condições, por se tratar de um bebê recém-nascido, alguns cuidados são necessários para que o ensaio aconteça de maneira tranquila e confortável para o bebe e para a mãe puérpera.
Gostaria de enfatizar que nada disso é regra, são apenas sugestões para que as fotos saiam as melhores possíveis. São sugestões que fui anotando ao longo do tempo baseadas nas minhas experiências em ensaios com recém-nascidos.
Recomendo que o ensaio ocorra entre o 5º e o 15º dia de vida do bebê, exceto para os pré-maturos. Durante esse período o sono costuma ser profundo e as cólicas ainda não os incomodam. Considero fotografia newborn até 30 dias de vida, mas quanto mais o tempo passa mais difícil pode ficar de o bebê dormir e relaxar durante o ensaio.
O primeiro de tudo, e arrisco dizer o mais importante, é não agendar absolutamente nada para o mesmo dia. Sem vacinas, consultas ou visitas. A criança passou pelo menos 38 semanas na barriga da mãe no escuro, quentinha, tranquila e protegida, sem se preocupar com nada. De repente veio ao mundo e tudo é novidade no desenvolvimento dela. Engolir sozinha, fazer necessidades, chorar quando tem fome ou algo a incomoda. Tudo é novo. As pessoas, fora os pais, são novas e ainda estranhas para ela. Inclusive a fotógrafa. A presença de uma pessoa diferente em casa já é um evento para uma pessoinha que nasceu há poucos dias. E isso deve ser respeitado. Passar um período do dia fora de casa ou até mesmo receber visitas, por exemplo, pode deixar o bebê agitado e com dificuldades para dormir.
É importante que os pais se mantenham calmos durante a sessão. Recém nascidos são muito sensíveis, ansiedade e estresse podem deixar o bebê inquieto. Caso o irmãozinho ou irmãzinha também participe, converse previamente com ele (a) sobre a importância do seu bom comportamento no dia das fotos. Se ainda forem pequenos, geralmente ficam com ciúmes e pouco pacientes, podendo gritar e acordar o neném.
Para ajudar o bebê dormir melhor, é legal se programar para amamentá-lo 30 minutos antes do horário marcado para o início da sessão. Lembrando que o bebê deve estar bem amamentado e sem fome. O ensaio acontece com muita calma e tranquilidade, sempre respeitando o tempo do bebê e pausando sempre que necessário para amamenta-lo. Durante a sessão é interessante manter fraldinhas de boca e chupetas por perto, para acalmar chorinhos e limpar pequenos golfos.
Bodies e roupinhas que fiquem mais justinhas são sempre mais fofas. Além disso sugiro deixar 2 ou 3 bodies separados para o caso do bebê se sujar. A regrinha para o ensaio gestante também é válida para o ensaio newborn: não é necessário que todos vistam as mesmas cores de roupa, mas é importante que a família toda combine entre sim, como sobre tons e cores que casem. Como o ensaio é em casa, roupas mais casuais e confortáveis são mais indicadas.
Muitas fotos são feitas na cama dos pais. Sempre peço a compreensão para escolher uma roupa de cama mais discreta, para não brigar com as roupas da família. A casa não precisa estar organizada de maneira impecável. Sabemos que com bebê em casa fica difícil manter tudo em ordem, mas é interessante guardar e organizar o excesso de objetos fora do lugar, principalmente os grandes e que podem chamar atenção no fundo da foto.
Ensaios newborn são lindos! Porém exigem calma, paciência e bastante dedicação. Cada bebê é de um jeito, existem os sonolentos, os gulosos, os alertas, cada um com suas particularidades. Depende do bebê, tudo é do jeito que ele quer. E os resultados são sempre encantadores.